Inflação sobe para 7% no Reino Unido, a taxa mais alta em 30 anos
O valor alcançado no Reino Unido em março compara com uma taxa de inflação homóloga de 6,2% em fevereiro e de 0,7% em março do ano passado
O valor alcançado no Reino Unido em março compara com uma taxa de inflação homóloga de 6,2% em fevereiro e de 0,7% em março do ano passado
Jornalista
A variação do índice de preços no consumidor (IPC) do Reino Unido fixou-se em 7%, em março, a taxa de inflação mais alta em 30 anos, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Office for National Statistics (ONS).
O valor compara com uma taxa de inflação homóloga de 6,2% em fevereiro e de 0,7% em março do ano passado.
De acordo com a nota da ONS, as maiores contribuições para a taxa de inflação anual vieram de habitação e serviços domésticos (onde se inclui a eletricidade e o gás - componentes que têm sido influenciados pela guerra na Ucrânia) e transportes (nomeadamente os combustíveis).
Na variação em cadeia a inflação avançou 0,9% em março, face aos 0,2% de fevereiro. De recordar que a guerra na Ucrânia iniciou-se já no final de fevereiro e foi em março que se sentiu a maioria dos aumentos de preços, nomeadamente nos combustíveis que, no país, viram aumentos de cerca de 13 cêntimos por litro, em média, a maior subida desde 1990.
Incluindo os custos de habitação, a inflação fixou-se em 6,2%, o que compara com 5,5% em fevereiro e representa também a maior taxa de inflação desde fevereiro de 1992.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt