Morreu Salvador Guedes, ex-presidente da Sogrape Vinhos. Foi um homem que "dedicou a sua vida a causas", sublinha o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota partilhada esta sexta-feira no site oficial da Presidência a lamentar a "partida precoce" do antigo líder da maior empresa do sector vitivinícola em Portugal.
O empresário esteve cerca de quatro décadas à frente da empresa fundada em 1942 pelo seu avó Fernando Guedes, responsável pela criação Mateus Rosé, o mais internacional dos vinhos portugueses.
Galardoado com o Prémio Personalidade na 10.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura pelo seu percurso e contributo no sector do vinho, o empresário, teve, a par do vinho e da expansão da Sogrape, uma segunda causa, diretamente ligada à ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica - doença com que foi diagnosticado há vários anos, tendo lançado, em 2015, a iniciativa "Todos Contra ELA", criada para ajudar os que como ele são diagnosticados com esta doença, e apoiado a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Quando recebeu o Prémio Personalidade em representação de Salvador Guedes, a filha Mafalda, diretora de marca e sustentabilidade na Sogrape, afirmou: "Este prémio é um motivo de grande orgulho e emoção para mim e para a minha família. É com enorme significado que vemos o trabalho desenvolvido pelo meu pai durante a sua liderança da Sogrape e também o seu contributo para o setor serem reconhecidos e distinguidos por aquele que é o maior prémio de agricultura em Portugal".
Em 2016, o Presidente da República, também condecorou Salvador Guedes com o grau de comendador da Ordem de Mérito, apresentando Salvador Guedes como "um combatente solidário, empenhado em criar pontos de encontro, estruturas de convergência, traços de comunhão de vida com aqueles companheiros de jornada."
Na nota divulgada hoje, Marcelo recorda esse momento: "Empenhou a sua coragem e a força do caráter ao serviço dos outros e por esse facto foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de comendador da Ordem do Mérito em 3 de outubro de 2016".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt