Economia

Fed quer reduzir balanço em 95 mil milhões de dólares por mês

Jerome Powell, presidente da Fed
Jerome Powell, presidente da Fed
POOL

De acordo com as atas, os membros da Fed consideram que o banco central deve aumentar o ritmo a que reduz os seus ativos nos próximos meses

A Reserva Federal norte-americana planeia reduzir em até 95 mil milhões de dólares (86,7 mil milhões de euros) por mês a sua folha de balanço.

Esta informação consta das atas da última reunião, realizada a 15 e 16 de março, e que foram divulgadas esta quarta-feira, 6 de abril. O banco central dos Estados Unidos tem vindo a adotar uma política monetária cada vez mais restritiva, fazendo desta forma face às pressões inflacionistas que afetam, também, a maior economia do mundo.

De acordo com as atas, os membros da Fed apoiam que o banco central aumente o ritmo a que reduz os seus ativos nos próximos meses. A ideia é parar de reinvestir os ganhos dos ativos que atingem a maturidade.

Antes, o teto definido para a redução mensal ficava-se pelos 50 mil milhões de dólares, ou seja, quase metade daquele agora definido. A redução deverá ser feita em até 60 mil milhões de dólares em Obrigações do Tesouro e até 35 mil milhões em títulos endossados a hipotecas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate