Patrões do Turismo olham com "profunda surpresa e igual deceção” para orgânica do Governo
Confederação do Turismo lamenta que não haja um ministério, nem sequer uma secretaria de Estado unicamente dedicada ao setor
Confederação do Turismo lamenta que não haja um ministério, nem sequer uma secretaria de Estado unicamente dedicada ao setor
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) disse estar “surpresa” e “dececionada” com a orgânica do novo Governo, anunciada esta quarta-feira, e que juntou o Turismo com o Comércio e Serviços na mesma secretaria de Estado.
Em comunicado, a entidade disse que “é com profunda surpresa e igual deceção” que “olha para a orgânica do novo Governo, anunciada hoje pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa”.
“Dada a importância estratégica do Turismo para a economia do país, a CTP sempre defendeu a existência de um Ministério do Turismo (que acumulasse com as infraestruturas aeroportuárias/aviação comercial). Contudo, tal nunca se veio a verificar”, lamentou.
“Ainda assim, nas últimas duas legislaturas, o Turismo mereceu uma secretaria de Estado específica na orgânica do Governo, o que se revelou importante para o desenvolvimento do Turismo como motor económico”, referiu a organização.
“É por isso com desagrado que a CTP se depara agora com uma legislatura em que o Turismo diminui a sua importância na orgânica do Governo, já que perde exclusividade em termos de secretaria de Estado”, referiu, destacando que, “independentemente de conhecer oficialmente o nome do (a) responsável pela tutela do Turismo, continuará a defender o reforço do reconhecimento do Turismo na esfera do Estado, uma vez que é uma das atividades mais dinâmicas e competitivas da nossa economia, com potencial para ajudar ao crescimento da economia de que o país se encontra carenciado”.
O primeiro-ministro decidiu criar na orgânica do XXIII Governo Constitucional o cargo de ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e extinguiu o Ministério do Mar que passa para a dependência do ministro da Economia.
Estas mudanças constam do comunicado emitido pelo gabinete do primeiro-ministro sobre a orgânica do XXIII Governo Constitucional, que já foi apresentada na terça-feira pelo primeiro-ministro ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Uma das novidades é a criação do Ministério da Economia e do Mar, tendo três secretários de Estado: Economia; Turismo, Comércio e Serviços; e Mar.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt