Exclusivo

Economia

A banca e as sanções à Rússia: quem as controla, como são aplicadas e... como podem ser contornadas

Getty Images
Getty Images

Há oito a 11 dígitos que identificam um banco e é ao fazer desaparecer do sistema esse código que sete bancos russos estão impedidos de transferir dinheiro para outros bancos da União Europeia ou dos EUA como faziam até aqui. É a consequência de medidas restritivas decididas em Bruxelas, que também congela contas de oligarcas e empresas russas

A banca e as sanções à Rússia: quem as controla, como são aplicadas e... como podem ser contornadas

Diogo Cavaleiro

Jornalista

Desta conta não pode sair dinheiro. Nem para transferências, nem para pagamentos. O titular não pode ser alterado. Não pode ser utilizada para a negociação de ações. É assim que está uma conta num banco em Portugal por causa da Rússia. Ali estão bloqueados 242 euros. Apenas e só. Se dessa conta, num banco que não foi possível identificar até ao momento, saíram euros antes da aplicação das medidas restritivas decididas pela União Europeia por causa da invasão russa, não se sabe.

O que se sabe é que a aplicação deste tipo de medidas, que impede um titular de uma conta bancária de aceder ao dinheiro ali presente, não é uma novidade. Há regras a cumprir.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate