A Sonae SGPS obteve em 2021 um resultado líquido de 268 milhões de euros, quase quadruplicando o lucro de 71 milhões de euros alcançado no ano anterior, informou a empresa em comunicado ao mercado esta quinta-feira.
Considerando apenas o quarto trimestre, o lucro da Sonae ascendeu a 109 milhões de euros, com um aumento de 45,6% em termos homólogos, de acordo com o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O volume de negócios do grupo aumentou 5,3%, para 7,02 mil milhões de euros, no conjunto do ano 2021, e no quarto trimestre considerado isoladamente o volume de negócios cresceu 6,7% em termos homólogos, para 2009 milhões de euros.
O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) apresentou um crescimento de 18,4% em 2021, para 738 milhões de euros, tendo no quarto trimestre ficado em 208 milhões de euros, mais 7,9% do que em igual período de 2020.
"Globalmente, continuámos a crescer, ultrapassando 7 mil milhões de euros em volume de negócios pela primeira vez na nossa história, tendo as vendas online agregadas excedido 600 milhões de euros", notou a presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo, no comunicado de resultados.
"Conseguimos atingir este nível de crescimento mantendo ainda o nosso forte desempenho ao nível da rentabilidade, com o EBITDA consolidado a aumentar 18% em termos homólogos, para mais de 730 milhões de euros", acrescentou.
Frisando estar "naturalmente orgulhosa destes resultados", a gestora sublinha que a Sonae manteve o foco no futuro. "Coletivamente, investimos mais de mil milhões de euros durante o ano para melhorar parques de lojas, renovar canais digitais, preparar instalações logísticas para o futuro, garantir as melhores redes digitais de nova geração e expandir o nosso portefólio de empresas para novas áreas de crescimento", referiu Cláudia Azevedo.
Dividendo aumenta 5%
No comunicado à CMVM a administração da Sonae indica que irá propor aos acionistas, em assembleia geral, o pagamento de um dividendo de 5,11 cêntimos por ação.
Esta remuneração representa um crescimento de 5% face ao dividendo distribuído no último ano, aponta a Sonae. E equivale a 38% do resultado direto consolidado do grupo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt