Exclusivo

Economia

Inflação: o maior inimigo dos consumidores em 2022

Inflação: o maior inimigo dos consumidores em 2022
getty images

Hoje é o Dia Mundial do Consumidor. Com os produtos energéticos a impulsionar, a escalada dos preços agravou-se com a guerra na Ucrânia e já chegou a bens essenciais, como o pão. Inflação ainda deve subir mais antes de começar a descer

Inflação: o maior inimigo dos consumidores em 2022

Carlos Esteves

Jornalista infográfico

Ir à padaria e ser confrontado com uma conta superior ao habitual foi a experiência de muitos portugueses nas últimas semanas e é corroborada pelas estatísticas oficiais: o preço do pão e dos cereais é um dos que mais estão a subir em Portugal. A tendência de aceleração geral dos preços que já se sentia agravou-se com o intensificar das tensões geopolíticas que culminaram com a invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Os combustíveis são a face mais visível desta escalada, mas ela vai muito além dos produtos energéticos e já chegou aos bens essenciais. E os preços ainda podem subir mais, avisam os economistas. No dia mundial do consumidor, não restam dúvidas sobre a grande ameaça aos consumidores este ano. Chama-se inflação e vai 'roubar' poder de compra às famílias.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: slourenco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate