Economia

Vídeo. Minuto Consumidor: as dúvidas dos ciclistas e de quem conduz a seu lado

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Há regras a cumprir pelos ciclistas, mas também por quem conduz um veículo automóvel, de forma a manter a segurança na estrada. Saiba quais são neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

Para evitar acidentes entre automóveis e bicicletas é preciso estar muito alerta e há regras que devem ser cumpridas. Quando os ciclistas não têm ciclovias disponíveis, a sua circulação tem de se fazer na estrada, junto dos carros. Por isso, é importante que como automobilista mantenha uma distância lateral de pelo menos 1,5 metros em relação aos ciclistas.

Como ciclista tem de cumprir de igual forma o Código da Estrada. Procure percorrer um percurso estável, sempre que possível pelas ciclovias. Se não existirem, ocupe a faixa mais à direita e sempre que precisar de mudar de direção, sinalize com as mãos.

Tome especial atenção quando o piso estiver molhado, sobretudo em pisos metálicos e nos carris dos trilhos dos elétricos.

É importante ter atenção aos carros, em especial nas mudanças de direção, que por vezes não são assinaladas, e nas rotundas. Facilite as ultrapassagens dos automóveis, mantendo a segurança.

Antes de iniciar o trajeto com a bicicleta, verifique se está tudo em bom estado. Caso não tenha campainha, procure introduzir uma, pode ser necessária para sinalizar a sua passagem.

Não é obrigatório, mas é recomendado, o uso de capacete para diminuir eventuais riscos. Tal como a utilização de colete refletor à noite ou em situações de visibilidade reduzida.

Não ingira álcool se for andar de bicicleta, para além de diminuir a velocidade de reflexo e o equilíbrio, pode ser punido se a taxa de alcoolemia for superior à permitida no Código da Estrada. Leve sempre consigo o Cartão de Cidadão ou um documento de identificação, se não o tiver pode ter de pagar uma coima de 60 a 300 euros.

O uso do telemóvel e de auscultadores enquanto pedala é proibido. É permitido a circulação de dois ciclistas lado a lado na mesma via se houver boa visibilidade e não causarem embaraço ao trânsito.

Só os ciclistas até aos 10 anos de idade é que podem circular nos passeios. A menos que seja para entrar num prédio, garagem ou outro estabelecimento.

Ter seguro não é obrigatório, mas se usa bicicleta para se deslocar todos os dias é recomendado. Pode optar por um que tenha como coberturas, por exemplo: acidentes pessoais, de responsabilidade civil, de assistência em viagem e de transporte.

Se não respeitar um sinal de STOP ou um sinal vermelho habilita-se a pagar uma coima de 120 a 600 euros, por se tratar de uma contraordenação muito grave. Mas não pode receber apenas a coima nas contraordenações muito graves, pode ficar inibido de conduzir veículos a motor de 2 meses a 2 anos e perder quatro pontos na carta de condução. Se não tiver carta de condução, a sua bicicleta pode ser apreendida.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Notícias, com o apoio da DECO Proteste. Envie as suas dúvidas para minutoconsumidor@deco.proteste.pt

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate