Economia

Ataque à Ucrânia faz disparar cotação do gás. Eletricidade no mercado ibérico em máximos de mais de um mês

24 fevereiro 2022 12:14

D.R.

Tanto o preço internacional do gás natural como o da eletricidade dispararam esta quinta-feira, após a ofensiva russa sobre a Ucrânia

24 fevereiro 2022 12:14

A cotação dos contratos holandeses de gás natural TTF (Title Transfer Facility, uma referência no mercado energético europeu) disparou esta quinta-feira para máximos de dois meses, após o ataque da Rússia à Ucrânia, numa reação com reflexo imediato no preço grossista da eletricidade no mercado ibérico.

O preço da eletricidade contratada em Portugal e Espanha para esta sexta-feira, 25 de fevereiro, disparou para 240,13 euros por megawatt hora (MWh), o valor mais alto desde 17 de janeiro, quando o MWh atingiu um preço médio de 244,67 euros, segundo os dados do OMIE, o operador do mercado de contratação de energia para o dia seguinte na Península Ibérica.

O valor atingido esta quinta-feira, relativo à produção de sexta-feira, corresponde a um aumento de 17% face aos 205,6 euros por MWh de preço médio fechado na véspera. O dia 25 de fevereiro será o segundo mais caro do ano.

O preço grossista da eletricidade está ainda longe do máximo histórico de 23 de dezembro, quando o MWh chegou a um preço médio superior a 383 euros em Portugal e Espanha. Mas a escalada dos últimos três dias interrompe uma tendência de descida ligeira que o preço ibérico da eletricidade vinha registando nas últimas semanas.

A explicação para o disparo dos últimos dias, inclusive o aumento para esta sexta-feira é o gás natural, que continua a ser o combustível de parte relevante da produção de eletricidade, nas centrais de ciclo combinado.

E o custo internacional de gás acelerou esta quinta-feira, como mostram os dados relativos aos contratos TTF, por exemplo.

Nos últimos três meses é visível o pico que o gás atingiu na semana antes do Natal, e que provocou o máximo histórico do preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha (bem como noutros mercados europeus).

Mas é visível também o disparo de 60% dos contratos TTF em apenas três dias, passando de 73 euros por MWh na segunda-feira para cerca de 117 euros por MWh esta quinta-feira.

Na manhã desta quinta-feira a cotação intradiária destes contratos de gás oscilou entre um pico de 120 euros por MWh logo na abertura da sessão, às 7h, e um mínimo de 105 euros por MWh cerca de uma hora depois. Mas entretanto o preço do TTF voltou a subir e perto das 12h rondava os 118 euros.