Economia

Vídeo. Minuto Consumidor: como perceber a fatura de água e saneamento?

Vídeo. Minuto Consumidor: como perceber a fatura de água e saneamento?

A fatura da água tem diversos parâmetros que são importantes perceber. Conheça quais são neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

Na fatura da água e saneamento tome em atenção os valores do abastecimento, do saneamento e dos resíduos sólidos. O custo dos serviços e as taxas aumentam com o consumo.

É indicado o valor total a pagar, bem como a sua data limite. A fatura é enviada mensalmente, a menos que, segundo acordo por parte do consumidor e da entidade gestora, exista um acordo de envio de 2 em 2 meses.

São identificados o consumidor e o tipo de utilizador, bem como o número da instalação do contador e a zona de leitura que lhe corresponde. É também fornecida a informação sobre o período de faturação e as modalidades de pagamento. Está também presente um histórico de leituras e outro de consumos dos últimos 12 meses.

Existe uma tarifa fixa mensal e outra variável que depende daquilo que consome. Os valores sofrem também alterações, consoante o município em que habita. Para fazer acertos de valores, contacte a entidade gestora.

Lembre-se que para além do abastecimento de água está a pagar os serviços de resíduos, nomeadamente a recolha, tratamento e destino final dos resíduos urbanos.

No resumo da fatura está a descrição dos diversos serviços acima mencionados e os respetivos valores a pagar. Para a entidade fornecedora de água e saneamento, paga o abastecimento de água e a tarifa fixa. À Câmara Municipal são pagos os valores de saneamento de águas residuais e de resíduos sólidos urbanos. Ao Estado, paga as taxas e impostos, como a taxa de recursos hídricos (TRH), de gestão de resíduos (TGR) e o IVA.

Nos próximos 5 anos vai ocorrer uma separação do cálculo da tarifa de resíduos em função do consumo da água. Vai ser colocado em vigor um sistema de gestão de resíduos, o PAYT (pay as you throw), que prevê que quem menos recicla e mais lixo indiferenciado produz, pague mais pela tarifa de resíduos.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Notícias, com o apoio da DECO Proteste. Envie as suas dúvidas para minutoconsumidor@deco.proteste.pt

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate