Economia

Portugal Ventures lança operação para financiar novas empresas na Madeira

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Com o nome “Call Madeira”, a operação irá financiar até 200 mil euros cada projeto. Candidaturas estão abertas até 14 de março

A Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, lançou, esta segunda-feira, uma operação que visa promover o acesso ao financiamento de risco para projetos inovadores na ilha da Madeira. Nomeada “Call Madeira”, a operação tem as candidaturas abertas até 14 de março e os projetos poderão contar com até 200 mil euros.

“A Portugal Ventures pretende promover o espírito empresarial na região, incentivando a criação e o desenvolvimento de startups com ambição global, em setores considerados de interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo na Madeira”, lê-se na nota divulgada esta segunda-feira.

Assim, os projetos devem “reforçar a capacidade de exportação da Região Autónoma da Madeira” e promover a imagem da ilha lá fora, contribuindo também para o “posicionamento de Portugal como um centro tecnologicamente avançado, globalmente competitivo e atrativo para investidores internacionais”.

Mais precisamente, a Call Madeira irá investir em projetos localizados na região que estejam nas fases de pre-seed, seed (investimentos iniciais) e startup e que sejam inovadores nos setores digital (cloud, enterprises, comércio eletrónico, entre outros), ciências da vida (terapêutica, diagnóstico, tecnologia médica), e engenharia e indústria (economia do mar, recursos endógenos, energia, agroindustrial, indústria florestal, nanotecnologia e materiais).

Para esta operação, a Portugal Ventures associou-se à Startup Madeira – que celebra o seu 25º aniversário.

Rui Ferreira, presidente da Portugal Ventures, indicou, citado na nota, estar confiante que o projeto vá fortalecer a imagem de Portugal “como um polo altamente inovador, competitivo e atrativo para investimento estrangeiro, ao mesmo tempo que promove o robustecimento da economia regional e nacional”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate