Economia

Vídeo. Minuto Consumidor: guia de reciclagem para as cápsulas de café

13 fevereiro 2022 20:00

Foto: Getty Images

As cápsulas de café têm um grande impacto ambiental. Saiba como as deve reciclar neste espaço dedicado a responder às dúvidas dos consumidores

13 fevereiro 2022 20:00

As cápsulas de café são muito prejudiciais para o ambiente. A maior parte, acaba em aterros sanitários. Mas há formas de o consumidor conseguir reduzir este impacto ambiental.

A primeira e mais obvia opção, é deixar de usar café em cápsulas. As cápsulas são uma solução de conveniência dos tempos modernos, não uma necessidade. Por isso, pode optar por máquinas de café tradicional.

Mas se não quiser abdicar deste café, pode ajudar na reciclagem das cápsulas. Em vez de as deitar no lixo comum, guarde-as num saco. Não mexa na cápsula, coloque-a tal como está depois de tirar o café, para não danificar o material.

Quando o saco estiver cheio, entregue-o num dos vários pontos de recolha de cápsulas das diferentes marcas. Na maioria das vezes, encontram-se em super e hipermercados, mas pode procurar a informação de mais pontos de recolha no seu local de residência.

Tem também a possibilidade de as entregar nas próprias lojas da marca que consome.

A Delta Q, a Dolce Gusto e a Nespresso têm projetos próprios em curso que pode consultar nas respetivas páginas. Se utilizar outras marcas, recorra ao site “Wasteapp” para saber quais as suas opções.

Algumas marcas de café estão a desenvolver diferentes soluções biodegradáveis, com o propósito de reduzir a pegada ambiental.

A terceira opção é utilizar cápsulas reutilizáveis, mas nem sempre é fácil. As cápsulas não são compatíveis com todas as máquinas, ainda que seja possível utilizar qualquer marca de café. Encher a cápsula não é complicado, mas acertar na quantidade e pressão é um desafio.

Para fazer mais que um café, precisa de aguardar até que a cápsula arrefeça, o que pode demorar até 10 minutos.

Nesta opção, vale a pena referir que o sabor do café é diferente do tradicional e a cor, consistência e duração do creme é considerada de menor qualidade.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Notícias, com o apoio da DECO Proteste. Envie as suas dúvidas para minutoconsumidor@deco.proteste.pt