Economia

BCE lança teste para avaliar se bancos estão preparados para o risco climático

Sede do BCE, em Frankfurt. Foto: Getty Images
Sede do BCE, em Frankfurt. Foto: Getty Images

O exercício não terá um impacto direto no capital dos bancos – o banco central quer apenas apurar como os bancos estão preparados para lidar com os choques

O Banco Central Europeu (BCE) lança esta quinta-feira o teste de ‘stress’ climático de 2022, cujos resultados agregados serão publicados em julho, foi anunciado.

O BCE explica que “o teste de ‘stress’ será um exercício de aprendizagem para avaliar a preparação dos bancos para lidar com o risco climático”. O exercício será conduzido durante a primeira metade de 2022 e o BCE publicará posteriormente os resultados agregados.

O exercício não terá um impacto direto no capital dos bancos – o banco central quer apenas apurar como os bancos estão preparados para lidar com os choques financeiros e económicos resultantes das alterações climáticas.

O teste tem como objetivo “identificar vulnerabilidades, boas práticas e desafios enfrentados” pelos bancos na gestão do risco climático, acrescenta o BCE. O exercício não se aprova ou chumba, nem tem implicações diretas nos níveis de capital dos bancos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate