Economia

Primeira loja física de bitcoin em Portugal chega ainda em janeiro

Primeira loja física de bitcoin em Portugal chega ainda em janeiro

A primeira loja da Bitbase será em Campo de Ourique (Lisboa) e tem inauguração marcada já para a semana, a 24 de janeiro, segundo revelou esta quinta-feira o jornal digital “Eco”

Portugal vai ter, pelo menos, uma loja física de bitcoin graças à BitBase, uma startup espanhola que planeia abrir duas lojas no país e instalar caixas automáticas também direcionadas para este criptoativo, avança o jornal online “Eco”.

A primeira loja fora de Espanha será em Campo de Ourique (Lisboa) e tem inauguração marcada já para a semana, a 24 de janeiro. O estabelecimento terá várias caixas automáticas (equivalente às tradicionais caixas Multibanco) para comprar não só bitcoin, mas também outras criptomoedas.

A startup já conta com 25 lojas em 15 cidades espanholas e 149 caixas automáticas. Campo de Ourique será a 26ª, mas ainda pretendem abrir uma segunda em Portugal, no Porto, mas sem planos concretos por enquanto.

Em Portugal há pouca regulação no que a criptoativos diz respeito. Por exemplo, apesar de em Espanha já se taxar as criptomoedas, por cá estas ainda não pagam IRS. A alteração à lei estava prevista para ser discutida no Parlamento, mas tal ainda não aconteceu – e agora, só depois das eleições.

Ao longo dos últimos anos vários avisos têm sido proferidos quanto às criptomoedas, incluindo a bitcoin, por entidades como a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ou o Banco de Portugal.

A sua volatilidade e a falta de proteção que existe para o investidor são alguns dos riscos. Recentemente a CMVM apontou os criptoativos como um dos principais riscos para este ano, pois estes encontram-se “maioritariamente, fora do quadro regulamentar”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate