A Super Bock, em conjunto com a Building Global Innovators (BGI) e o EIT Food (parte integrante do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia - EIT), desafiou startups a ajudar a resolver alguns problemas de sustentabilidade da empresa produtora de cerveja. Shimejito, Wetrack e Matter foram os vencedores.
Em causa estavam três desafios: "redução do consumo de água e energia; diminuição da pegada ecológica de toda a cadeia de valor, desde a matéria-prima ao consumo final; e criação de embalagens mais sustentáveis".
Dos vários concorrentes foram selecionadas as dez equipas mais promissoras e, no fim houve três vencedores.
O primeiro lugar foi ocupado pela Shimejito, "startup baseada na economia circular que propõe utilizar os produtos derivados da produção de cerveja para criar várias espécies de micélio, posteriormente utilizadas numa vasta gama de produtos alimentares".
Em segundo ficou a Wetrack, outra startup, "que desenvolve software e hardware de recolha de dados e controlo dos meios de produção, adaptável a qualquer indústria". Depois de recolhidos, os dados são "transformados em informação acessível e fiável, útil no processo de tomada de decisões empresariais".
A ocupar o último lugar do pódio ficou a Matter, startup que "propõe a transformação de subprodutos gerados no processo de produção de cerveja em materiais com valor acrescentado, passíveis de reincorporação na cadeia de valor" da Super Bock. Estes materiais seriam transformados em peças que podem ir de merchandising ao packaging, ou até mobília.
As empresas terão agora "oportunidade de explorar potenciais parcerias" com o grupo Super Bock.
Esta iniciativa do EIT Food é "transversal a vários países europeus, visando promover a inovação e o empreendedorismo na comunidade, procurando soluções para os problemas da indústria agroalimentar" e esta foi a primeira edição do programa em Portugal.
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