Fundo de pensões do Canadá já detém mais de 5% da EDP
A fasquia dos 5% foi ultrapassada a 3 de dezembro, ficando o fundo canadiano com quase 4 milhões de ações. Antes, o fundo canadiano tinha detinha uma posição de 2,0094%
A fasquia dos 5% foi ultrapassada a 3 de dezembro, ficando o fundo canadiano com quase 4 milhões de ações. Antes, o fundo canadiano tinha detinha uma posição de 2,0094%
Jornalista
O Canada Pension Plan Investment Board, fundo de pensões canadiano, aumentou a sua participação na EDP de pouco mais de 2% para 5,01%, passando assim a fasquia dos 5%, segundo comunicado esta sexta-feira ao mercado.
"No dia 9 de Dezembro de 2021, a Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) comunicou à EDP, que atingiu uma participação qualificada de 5,0116% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP, detidos diretamente", indica a energética no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A fasquia dos 5% foi ultrapassada, mais precisamente, a 3 de dezembro. Antes, o fundo canadiano tinha detinha uma posição de 2,0094%.
Segundo a legislação, quem atinja ou ultrapasse determinados limiares (como o dos 2% e o dos 5%) tem a obrigação de o comunicar à CMVM, tal como foi feito.
No total, o fundo fica com quase 4 milhões de ações (3,9 milhões), o que perfaz uma participação de 5,0116% na energética portuguesa.
De acordo com a informação pública no site da empresa, a estrutura acionista da EDP é liderada pela China Three Gorges (com 19,03%). Alguns dos restantes principais acionistas são a espanhola Oppidum (7,2%), a gestora de ativos BlackRock (7,38%) e várias entidades com posições que rondam os 2% e 3%, nomeadamente o Norges Bank, Sonatrach, Qatar Investment Authority e Bank of America Corporation. Já a EDP, através de ações próprias, detém menos de 0,5%.
No site a informação ainda não foi atualizada com o aumento da participação do fundo canadiano.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt