Economia

Mário Ferreira torna-se acionista qualificado da Martifer (de quem já é o grande cliente)

Mário Ferreira torna-se acionista qualificado da Martifer (de quem já é o grande cliente)
Lucílica Monteiro

Cotação de segunda-feira da Martifer aponta para investimento a rondar 1,6 milhões de euros

Mário Ferreira torna-se acionista qualificado da Martifer (de quem já é o grande cliente)

Diogo Cavaleiro

Jornalista

O empresário Mário Ferreira, que detém a Douro Azul, tornou-se acionista qualificado da Martifer, de quem já era um dos grandes clientes, segundo o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A chegada a uma participação de 2,06% do capital da Martifer, empresa que atua na área de estruturas metálicas, ocorreu no início desta semana, a 29 de novembro. Em causa está uma compra em nome individual – Mário Nuno dos Santos Ferreira –, sem que haja indicação de qualquer empresa nessa compra.

No comunicado à CMVM, não é revelado o investimento, mas as ações da Martifer fecharam esta terça-feira a valer 82,4 cêntimos, sendo que, na segunda-feira, a cotação de fecho foi de 79,6 cêntimos. O que quer dizer que, ao preço de fecho de segunda, o investimento desta parcela de capital rondava os 1,6 milhões de euros. Porém, ao Negócios, Mário Ferreira indicou que há três anos que já é acionista, tendo agora apenas reforçado o capital.

Sempre que é superada a barreira dos 2% do capital, é necessário haver comunicação pública.

A Martifer - que obteve lucros de 5,8 milhões de euros no primeiro semestre, subindo face aos 1,5 milhões do período homólogo - tem como principais acionistas os Irmãos Martins (Jorge e Carlos), com 44,07% dos direitos de voto, e a Mota-Engil, com 38,35%, segundo os dados do fim do semestre.

Agora, ganha como acionista, ainda que com uma posição minoritária, Mário Ferreira que, através da sua Mystic Cruises, já era o grande cliente da empresa, por via dos Estaleiros Navais da WestSea, em Viana do Castelo, que estão a ser geridos pelo grupo Martifer. É ali que está a ser construída a sua frota de navios.

Segundo o que o Jornal de Negócios noticiou em setembro, a Black and Blue Investimentos - “holding" familiar de Carlos Martins, que é o presidente da administração da Martifer - adquiriu o navio-hotel Invicta a Mário Ferreira, que é também o presidente da administração da Media Capital (dona da TVI).

A ligação entre o grupo de Oliveira de Frades e Mário Ferreira existe também na justiça, já que há um processo no Ministério Público a averiguar a subconcessão dos estaleiros de Viana ao grupo, em 2014, bem como a venda pelos estaleiros de um barco, o Atlântida, à Douro Azul. O empresário até quis levantar a imunidade parlamentar de Ana Gomes, no Parlamento Europeu, por ter feito acusações relacionadas com esta investigação.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate