João Rendeiro disse em entrevista à CNN Portugal e ao jornal “Tal e Qual” que só regressará a Portugal ilibado pela justiça ou com um indulto do Presidente da República.
Ora, à entrada da cerimónia de lançamento do novo canal por cabo, Marcelo Rebelo de Sousa disse que “já é tarde” para a solução presidencial, deixando nas mãos dos juízes um eventual regresso ao País do ex-presidente do Banco Privado Português (BPP).
“O indulto tem de ser pedido pelo próprio até 30 de julho. Já passou”, constatou Marcelo, detalhando as diferentes fases desta possibilidade de perdão, que passa “por pareceres vários, pela decisão da Ministra da Justiça” e do próprio chefe de Estado.
"O problema é que nesta altura, em novembro, já é tarde. Há muitos outros que estão em fila e que respeitaram o prazo", resumiu.
A resposta de Marcelo foi dada poucas horas depois de a CNN anunciar a afirmação de Rendeiro.
O antigo banqueiro está condenado a 5 anos e 8 meses de prisão pela justiça por falsificação de documento e falsidade informática, tendo fugido para fora do país para não cumprir tal pena. Há outros processos, nomeadamente de fraude fiscal, que somam mais condenações, mas esses com possibilidade de recurso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt