Exclusivo

Economia

Há cinco "unicórnios" e um ex-unicórnio português. Foram criados cá mas já deram o salto

Há cinco "unicórnios" e um ex-unicórnio português. Foram criados cá mas já deram o salto
getty

Portugal não tem um, nem dois, mas cinco "unicórnios" e um que já deixou de sê-lo: Farfetch, Talkdesk, OutSystems, Feedzai, Remote e, agora, também a SWORD Health. Três deles entraram para a "elite" das startups em 2021. Todas elas nasceram cá, mas já têm as suas sedes oficiais onde está o dinheiro: Estados Unidos e Reino Unido

Esta segunda-feira foi anunciado que a SWORD Health atingiu os 2 mil milhões de dólares de valorização, ficando assim Portugal com mais um "unicórnio". No total, são já seis "unicórnios" de origem portuguesa - um dos quais já saiu do grupo porque passou a estar cotado em bolsa.

Mas o que é um "unicórnio" quando falamos de empresas? É uma startup que vale, pelo menos, mil milhões de dólares. E Portugal não tem um, nem dois, mas seis: Farfetch, Talkdesk, OutSystems, Feedzai, Remote e, agora, também a SWORD Health.

Todas elas foram criadas em Portugal, mas todas elas já têm as suas sedes oficiais nos grandes mercados de capitais: Reino Unido e Estados Unidos da América. Quem são, quando foram criados e o que fazem?

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate