Economia

Preços dos combustíveis em Portugal permaneceram acima da média da UE no terceiro trimestre

Preços dos combustíveis em Portugal permaneceram acima da média da UE no terceiro trimestre
Nico De Pasquale Photography

Antes de impostos, os preços portugueses do gasóleo estão alinhados com os de Espanha, e ficam até abaixo no caso da gasolina, de acordo com a análise do regulador da energia

Os preços sem impostos da gasolina e do gasóleo na União Europeia subiram em cerca de 5 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre este ano. Os preços em Portugal posicionaram-se acima da média destes países, tanto a contar com o peso fiscal como sem ele, assinala a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Ainda assim, evidencia o regulador, antes de impostos, os preços portugueses do gasóleo estão alinhados com os de Espanha, e são inferiores no caso da gasolina.

O Preço Médio de Venda (PMV) da gasolina na União Europeia, sem impostos, aumentou 5,4 cêntimos por litro do segundo para o terceiro trimestre. Já com impostos, atingiu os 1,454 euros por litro. Em Portugal, situou-se nos 1,671 euros, o que coloca as terras lusas na quinta posição dos países com preços mais altos.

Contudo, antes de impostos, face a Espanha, o preço português foi mais baixo (os 0,690 euros por litro de gasolina em Portugal comparam com os 0,698 euros do país vizinho). “A carga fiscal aplicada em Portugal (59%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”, aponta o regulador, num boletim publicado esta terça-feira. No país vizinho, a carga fiscal pesa 51% do preço, e na UE o peso é de 55%.

No caso do gasóleo, o PMV sem impostos aumentou 5 cêntimos por litro no bloco europeu. Já com impostos, chegou aos 1,337 euros, que comparam com os 1,457 euros de Portugal e os 1,268 euros de Espanha. Mais uma vez, Portugal está entre os países com preços mais elevados da UE, desta vez no sexto lugar.

“O peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos por litro mais altos do que em Espanha”, volta a comparar o regulador, notando que, sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados com os do país vizinho.

Já no que toca ao GPL, a história é um pouco diferente. “Os PMV nacionais foram mais baixos do que os praticados em Espanha”, diz a ERSE (registaram-se os 0,722 euros em Portugal e os 0,771 em Espanha). Ainda assim, Portugal volta a estar acima da média europeia - com 4 cêntimos extra. Sem impostos, ficariam 4 cêntimos abaixo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: aboliveira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate