Economia

Novobanco estreia nova imagem e manifesta ambição de crescer

Novobanco estreia nova imagem e manifesta ambição de crescer
Ana Baiao

A nova imagem chegou esta segunda-feira a 65 agências. Nova vida é também sinal de "olharmos todas as hipóteses de crescimento", incluindo a compra de bancos de "segunda linha", avançou o presidente executivo, António Ramalho

Já estava agendado: a nova imagem do banco de transição que nasceu em 2014 já é visível em 65 agências. A imagem acima é de uma agência da Avenida da República, em Lisboa. É a transição do verde para um azul de mar, as letras são minúsculas e o logotipo que o Expresso revelou na última edição mostra o movimento de uma onda obtida a partir da conversão da voz dos trabalhadores.

O momento escolhido para esta transformação tem a ver com o regresso aos lucros mas não só. "É o início de um novo ciclo", disse o presidente executivo do banco, António Ramalho, numa conferência de imprensa numa das 300 agências que vão mudar de cara.

O presidente do Novobanco, que já está de pin com a nova imagem na lapela, avançou também que findo um período de maiores dificuldades e limpeza da casa, "tem como objetivo pôr o banco na rota positiva de criação de capital".

E que com o final da linha da reestruturação acordada entre Portugal e Bruxelas este ano, não exclui que o Novobanco possa vir a adquirir "bancos de segunda linha", referiu.

"Desde que saiamos do processo de reestruturação (final de 2021) olhamos para o crescimento orgânico ou outro se surgirem oportunidades".

António Ramalho referiu ainda que os resultados do terceiro trimestre serão apresentados no final da semana e que serão "conclusivos da rota de crescimento". Recorde-se que no primeiro semestre o lucro foi de 137,7 milhões de euros, contra um prejuízo de 555 milhões de euros em igual período de 2020.

A nova imagem, como já avançou o Expresso, faz parte de um plano agregado de vários investimentos (onde se inclui a digitalização, a tecnologia e o novo modelo de distribuição) e terá um custo de 80 milhões de euros até 2024.

Até ao final de 2022 a nova imagem chegará às restantes agências e todos os canais de comunicação, desde os canais digitais, ATM , POS e cartões de crédito e débito, à medida que os mesmos forem sendo renovados (validade), diz o banco.

A nova imagem foi conseguida através da prata da casa, numa onda que acompanha as letras minúsculas do banco - simbolizando as vozes dos colaboradores - mas teve o apoio da agência de publicidade BBDO, em parceria com a agência de branding Brand Practice, e com a empresa tecnológica Innovation Makers, refere o banco em comunicado, adiantando que "foi esta equipa que garantiu a primeira marca portuguesa criada pelos colaboradores de uma empresa".

Quanto ao facto de no Orçamento do Estado para 2022 o banco não aparecer com qualquer tipo de chamada de capital ao Fundo de Resolução, quando existem ainda litigios em tribunais arbritrais por dirimir, António Ramalho não quer comentar. Diz apenas que os litigios em tribunal dizem apenas respeito ao que foi pedido.

O gestor recorda ainda que será durante o próximo ano que a sede vai passar para o Tagus Park. "Em março chegarão 600 trabalhadores, em setembro haverá 900 e os últimos deverão chegar em março de 2023".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt

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