Exclusivo

Economia

José Piqué, ex-ministro de Aznar: ‘‘É precisa uma aliança ibérica cada vez mais estreita’’

Piqué na sede da Touro Capital Partners em Lisboa: €100 milhões para capital de risco
Piqué na sede da Touro Capital Partners em Lisboa: €100 milhões para capital de risco
nuno fox

O ex-ministro nos Governos de José María Aznar e atual presidente da Touro Capital Partners considera que Portugal e Espanha deviam aproveitar a sua ligação histórica e as relações com África e América Latina para reforçar o seu papel na Europa e no Mundo

“Tal como há o eixo franco-alemão, ou o grupo de Visegrado entre a Eslováquia, Hungria, Polónia e República Checa, ou um entendimento entre os nórdicos dentro da União Europeia, precisamos de uma aliança ibérica cada vez mais estreita”, diz ao Expresso Josep Piqué, ex-ministro de diversas pastas entre 1996 e 2003 nos Governos de Espanha liderados por José María Aznar. E logo acrescenta que essa relação ibérica pode ser “estendida a Itália e à Grécia”.

Piqué foi ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2000 e 2002 e, da experiência na pasta, confessa que lhe ficou o bichinho da geopolítica. Realça, também, que os dois vizinhos peninsulares devem “fazer valer na Europa os seus ativos no relacionamento histórico” com a América Latina e África, apesar de duas potências regionais como o Brasil e o México não estarem atualmente “orientadas para o exterior”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate