A greve dos bancários convocada pelos sindicatos do setor "não está a afetar os clientes do banco", diz fonte oficial do Santander. quando questionada pelo Expresso sobre a adesão à mesma.
Também contactado, o BCP, presidido por Miguel Maya, não comenta o assunto.
Em causa neste dia de greve inédito - porque convocado por todos os sindicatos do sector - está o anúncio de despedimentos coletivos de 210 trabalhadores no Santander e 62 no BCP.
Fonte oficial do Santander, presidido por Pedro Castro Almeida, afirma ao Expresso que "99% da rede está a funcionar", e como tal os clientes do banco "não estão a ser afetados ".
E diz ainda que o Santander continua a apostar em soluções de acordo: "Há muitos processos a decorrer por acordo mesmo entre os trabalhadores visados pelo despedimento coletivo".
Contactados, os sindicatos, aguardam ter a qualquer momento dados sobre a adesão.
Recorde-se que foram seis os sindicatos que convocaram esta greve, Mais Sindicato, SBN, SIB, SBC, SinTAF e SNQTB, numa inciativa inédita que surge depois de já terem saído destes bancos através de rescisões por mútuo acordo e reformas antecipadas cerca de 1900 trabalhadores (800 no BCP e 1100 no Santander).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt