Economia

Outubro vermelho na eletricidade: preço no mercado ibérico para esta sexta-feira dispara para novo recorde

Outubro vermelho na eletricidade: preço no mercado ibérico para esta sexta-feira dispara para novo recorde
Getty Images

O preço grossista da eletricidade no mercado ibérico irá alcançar esta sexta-feira, 1 de outubro, um novo máximo histórico: 216 euros por megawatt hora (MWh). Nunca tinha ultrapassado a fasquia dos 200 euros em Portugal e Espanha

Outubro vermelho na eletricidade: preço no mercado ibérico para esta sexta-feira dispara para novo recorde

Miguel Prado

Editor de Economia

O preço da eletricidade no mercado grossista de Portugal e Espanha vai disparar no primeiro dia de outubro. Esta sexta-feira o preço médio diário será de 216 euros por megawatt hora (MWh), disparando 13,7% face ao custo desta quinta-feira.

Esta nova marca (a primeira vez que um dia no mercado ibérico de eletricidade sai a mais de 200 euros por MWh) bate o recorde de 189 euros por MWh que tinha sido registado quarta-feira, 29 de setembro.

Esta sexta-feira as horas mais baratas terão a eletricidade a 198,77 euros por MWh, enquanto as horas mais caras irão remunerar os produtores de eletricidade da Península Ibérica a 230 euros por MWh, outro máximo histórico nos preços horários.

O disparo do preço diário acontece depois de esta quinta-feira também os preços do gás natural na Europa terem avançado para novos recordes, com a cotação dos contratos holandeses TTF a ultrapassar os 80 euros por MWh e os futuros de gás no mercado ibérico para outubro nos 86 euros por MWh.

A forte pressão do custo do gás está a encarecer os custos operacionais das centrais de ciclo combinado a gás natural, levando-as a cobrar mais para produzir eletricidade, e suscitando um efeito de arrasto noutras fontes de produção que com elas concorrem, como as centrais hidroelétricas.

Preço diário da eletricidade no Mibel em 2021

O novo recorde desta sexta-feira acontece depois de setembro ter fechado como o mês mais caro de sempre no Mibel, com um preço médio mensal de 156 euros por MWh, mais 48% do que o custo médio grossista de agosto.

No mercado de futuros do Mibel (que é onde boa parte dos comercializadores asseguram antecipadamente a contratação de parte da energia que venderão ao cliente final), o OMIP, os contratos para outubro estão nos 188 euros por MWh, mas os contratos mensais para novembro e dezembro já ultrapassam os 200 euros por MWh.

Os contratos para o primeiro trimestre de 2022 estão agora a ser transacionados a 191 euros por MWh e todos os restantes futuros trimestrais para 2022 estão acima dos 100 euros por MWh.

Os futuros para o ano completo de 2022 estão nos 126 euros por MWh, valor que é mais do dobro do custo de referência que há um ano servia de base à fixação das tarifas de eletricidade em Portugal para 2021.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate