A inflação na zona euro tem registado uma trajetória de subida acima do objetivo da política do Banco Central Europeu (BCE), mas "não devemos reagir exageradamente aos choques transitórios do lado da oferta", alertou Christine Lagarde esta terça-feira no discurso de abertura do Fórum anual do BCE, conhecido como Fórum de Sintra.
A prudência é tanto mais necessária quando a atual recuperação económica está a ser "altamente atípica" ainda segundo a presidente do BCE. "A economia saiu da beira do precipício, mas não está completamente fora de perigo", foram as primeiras palavras da francesa ao dar início ao Fórum,
Este ano, pela segunda vez, o Fórum é virtual, sem as presenças em Sintra, em virtude da pandemia e decorre até ao final de quarta-feira, sendo encerrado por um painel de luxo, com a presença dos chefes dos quatro principais bancos das economias desenvolvidas (Reserva Federal, BCE, Banco do Japão e Banco de Inglaterra). O tema deste ano é "o futuro da política monetária" depois da pandemia.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt