SIC e THU querem lançar fundo de investimento milionário. São 10 milhões de euros para a indústria criativa
Maxim Hopman/Unsplash
“A nossa participação no Fundo permitir-nos-á ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos e talento internacional”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa. Canal junta-se a uma comunidade global, criada em Portugal, que reúne todas as áreas do setor. O THU trabalha com gigantes como Walt Disney Animation Studios, Lego, Netflix ou Sony
A SIC e o Trojan Horse was a Unicorn (THU) têm a intenção de lançar, já no próximo ano, um fundo de investimento de 10 milhões de euros para apoiar as indústrias criativas e o talento local, com um foco especial nos mais jovens. A iniciativa do canal do grupo Impresa, do qual o Expresso também faz parte, e da marca internacional ligada ao setor — que trabalha com gigantes como Walt Disney Animation Studios, Lego, Netflix ou Sony — tem como objetivo “desenvolver as indústrias de entretenimento digital e interativo em Portugal”, apoiando “projetos em early-stage de criadores da comunidade do THU”. Todos terão de ser implementados no país, avançam as duas entidades em comunicado conjunto.
Em causa estão as áreas de audiovisual, filmes, jogos, animação, efeitos visuais e realidade virtual, que têm vindo a ganhar uma maior importância: a indústria de entretenimento digital é atualmente a terceira maior do mundo, valendo mais de 509 mil milhões de euros e gerando 12 milhões de postos de trabalho diretos na Europa. A ideia é que Portugal, que "tem o talento e as condições necessárias para se tornar um player a nível mundial", consiga deixar a sua marca na indústria, que tem um potencial reconhecido na criação de emprego e na atração de investimento e tecnologia.
Desta sinergia farão parte a “promoção de programas e ações educativas; incubação de talento; criação de hubs de produção e outras iniciativas nas áreas do cinema; produção para televisão; animação; gaming; streaming, entre outras”, lê-se também na carta de intenções. “A nossa participação no Fundo permitir-nos-á ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos e talento internacional”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, em comunicado, numa altura em que o grupo de comunicação social conta também com um serviço de streaming, a Opto, e uma plataforma dedicada ao gaming e esports, a Advnce.
“Conseguimos criar uma comunidade global que reúne todas as áreas do setor, promovendo o acesso a oportunidades e fazendo a ponte entre todos os stakeholders: recrutadores, investidores, talento e empresas. E é exatamente isso que, (...) queremos trazer para o país”, expressa André Luís, o português fundador do THU, sobre a ligação que estabeleceu com a SIC.
A parceria foi anunciada esta quarta-feira durante o evento mundial de entretenimento digital e interativo do Trojan Horse Was a Unicorn (THU), que decorre até ao próximo sábado em Troia.