O preço grossista da eletricidade no mercado ibérico (Mibel) alcançará esta segunda-feira, 13 de setembro, um novo máximo histórico, de acordo com os dados do operador do mercado diário e intradiário, o OMIE, que colocam o preço médio da produção contratada para esta segunda-feira nos 154,16 euros por megawatt hora (MWh).
O anterior recorde do preço diário do Mibel tinha sido atingido na sexta-feira, com um preço médio diário de 152,32 euros por MWh, batendo por larga margem os 141,71 euros por MWh da véspera.
A sucessão de recordes no preço grossista do mercado ibérico espelha o aumento do custo do gás natural no mercado internacional e também os preços recorde das licenças de emissão de dióxido de carbono.
Nos períodos em que as fontes renováveis não abundam e não conseguem suprir a totalidade da procura o sistema elétrico tem de recorrer a centrais termoelétricas, ficando mais exposto aos elevados preços das centrais de ciclo combinado a gás natural.
Preço da eletricidade no Mibel desde o início do ano
Para esta segunda-feira o Mibel contará com preços grossistas que variam entre um mínimo de 125 euros por MWh e um máximo de 170 euros por MWh, um dos valores mais altos de sempre na contratação horária para o dia seguinte.
O mercado diário ibérico apenas deu algum "descanso" na escalada de preços no fim-de-semana, com 150,78 euros por MWh no sábado e 144,18 euros por MWh de preço médio este domingo.
O mercado de futuros do Mibel, operado pelo OMIP, tem estado a negociar os contratos futuros até ao final deste ano em torno dos 140 euros por MWh. Já os futuros anuais para 2022 estão a ser transacionados a cerca de 95 euros por MWh.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt