Economia

A eletricidade está a chegar aos carros de luxo e a Mercedes faz várias estreias mundiais em poucos dias

A eletricidade está a chegar aos carros de luxo e a Mercedes faz várias estreias mundiais em poucos dias
D.R.

O mítico Maybach, que este ano comemora um século de existência, é o porta estandarte das novidades agora apresentadas pela marca germânica

A eletricidade está a chegar aos carros de luxo e a Mercedes faz várias estreias mundiais em poucos dias

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Os últimos dias têm sido frenéticos em estreias mundiais para a construtora automóvel alemã Mercedes na área da mobilidade elétrica para modelos de luxo. E são já três as novidades apresentadas no âmbito do Salão Automóvel de Munique que agora decorre naquela cidade germânica.

Da Mercedes-EQ à Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach, a marca de carros de luxo não para de aumentar o seu portefólio.

Com o Concept EQS, a Mercedes-Maybach disponibiliza uma antevisão do que será o primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico para a marca de luxo repleta de tradição.

Mercedes-Benz AG - Global Commun

O veículo – no seu conceito SUV - é baseado na arquitetura modular para veículos elétricos de luxo e executivos da Mercedes-Benz e transporta a exclusividade de Maybach para um futuro livre de emissões.

E se o exterior deste protótipo surpreende pelo design, no interior o requinte é uma constante e a parte detrás acaba por se apresentar como um local confortável para trabalhar ou descansar graças aos bancos Executive e ao Pacote Chauffeur.

Somam-se a isso detalhes exclusivos, como os novos painéis das portas, cujos apoios de braço são projetados como aparadores de alta qualidade. Também há elementos de acabamento em laca branca de piano e materiais em azul marinho, que criam uma atmosfera de bem-estar a bordo como se estivesse em um iate elegante.

Mercedes-Benz AG - Global Commun

A Mercedes-Maybach sempre foi sinónimo de tecnologia de ponta, precisão artesanal e exclusividade. Afinal de contas trata-se de uma lenda que se reinventa constantemente.

Em 1921 – sim, já lá vai um século -, Wilhelm e Karl Maybach começaram a construir carros com o objetivo de criar “o melhor dos melhores”. É esta afirmação que tem definido a aura única de Mercedes-Maybach ao longo do tempo.

Mercedes-Benz AG - Global Commun

Os clientes da Maybach continuam, segundo a marca, à procura de algo especial e o objetivo, aqui [na eletrificação deste modelo], “é superar suas expectativas com os mais altos padrões de exclusividade e individualidade, design elegante e habilidade, bem como tecnologia de ponta”, sublinham os responsáveis da marca.

Como os clientes nos principais mercados da China, Rússia, Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha se estão a tornar cada vez mais jovens, em média, a definição de luxo, segundo a equipa da Mercedes Maybach, também tem de mudar.

D.R.

“Muitos de nossos clientes Mercedes-Maybach estão conectados digitalmente num alto grau e colocam as mais altas expectativas nas nossas soluções digitais. Eles também esperam que a marca defenda valores sustentáveis ​​e assuma a responsabilidade pelo meio ambiente. O Concept Mercedes-Maybach EQS cumpre todos esses pontos e incorpora luxo sofisticado de uma forma mais progressiva: o motor é agora totalmente elétrico e não só torna possível a mobilidade consistentemente sustentável, mas também permite um novo nível de calma e relaxamento para os passageiros ”, enfatiza Britta Seeger, membro do conselho de administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG, responsável pelo Marketing & Vendas.

O protótipo agora revelado apresenta uma silhueta dinâmica que se estende por todo o veículo, começando com uma extremidade dianteira baixa, fluindo tensamente sobre o pilar A inclinado e o contorno do teto, e incorporando a borda de afastamento do fluxo de ar do spoiler traseiro.

Transições contínuas, sem quebras ou arestas, caracterizam o design que os técnicos da Maybach consideram perfeito.

Mercedes-Benz AG - Global Commun

O painel frontal preto vertical também flui subtilmente no capô e nos faróis. As unidades de luz LED mostram a iluminação com blocos de diamante individuais emoldurados com uma malha de malha fina do emblema de Maybach.

As riscas da Maybach verticais em filigrana denotam um efeito elegante e tridimensional, são cromadas e caracterizam o cooler com a sua nova tecnologia, batizada de ‘Black Panel’.

As grelhas de filigrana cromadas também se encontram na entrada de ar no para-choque. Este elemento de design é retomado abaixo do suporte da placa no para-choques traseiro.

Tributo à tradição

As letras clássicas da Maybach no capô dianteiro, a estrela Mercedes vertical e a faixa de acabamento cromada longitudinal no centro do capô acabam por ser uma espécie de tributo à tradição.

As jantes de liga leve de 24 polegadas generosamente dimensionadas no design “bowl” da Maybach - com cinco raios curtos e uma seção central plana - bem como as letras Maybach, enfatizam a aparência exclusiva do SUV totalmente elétrico.

Na parte traseira, o destaque vai para a iluminação com a sua faixa de luz em hélice contínua. A animação aqui é executada de fora para dentro. O spoiler do teto cromado atua como um elemento de acabamento aerodinâmico e desportivo.

Mercedes-Benz AG - Global Commun

O interior do Concept Mercedes-Maybach EQS promete viagens luxuosas ao mais alto nível. Os bancos dianteiros evidenciam semelhanças com o Mercedes-Maybach S-Class.

Os bancos traseiros são também inspirados no Classe S, assim como o sistema de entretenimento. E porque o conceito de SUV permite mais altura do assento, faz com que os pés do passageiro “flutuem” sobre o revestimento de piso de "pele sintética".

A consola central parece fluir num movimento contínuo do cockpit para os bancos traseiros, criando uma impressão particularmente elegante de espaço com bastante liberdade de movimento.

Em suma, este Mercedes Maybach garante, desde logo, duas coisas: a sensação de um luxo extremo e, por outro lado, um custo que, apesar de ainda não estar estimado pela marca, haverá de ficar acessível a muito poucas bolsas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate