Economia

CaixaBank tem lucro de 4,1 mil milhões de euros no primeiro semestre

CaixaBank tem lucro de 4,1 mil milhões de euros no primeiro semestre
YVES HERMAN / REUTERS

Grande parte do lucro deveu-se à fusão com o Bankia, que se iniciou no primeiro trimestre do ano. O banco acordou uma distribuição de dividendos em dinheiro de 50% do lucro

O CaixaBank, dono do BPI, fechou o primeiro semestre com um lucro de 4.181 milhões de euros, um aumento face aos 205 milhões do mesmo período de 2020, escreve o jornal espanhol "Cinco Días".

Do valor do lucro, 2.903 milhões foram devidos à fusão com o Bankia, que se iniciou no primeiro trimestre do ano.

O banco informou ainda a Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) de Espanha que, devido ao levantamento da proibição de distribuição de dividendos na banca por parte do Banco Central Europeu, "o Conselho de Administração aprovou uma política de dividendos para o ano fiscal de 2021, estabelecendo uma distribuição em dinheiro de 50% do lucro líquido consolidado, ajustado pelos impactos extraordinários relacionados com a fusão com o Bankia, a ser pago num único pagamento durante 2022".

As receitas nos primeiros seis meses do ano ascenderam a 4.899 milhões de euros (mais 20,6% que no período homólogo), também influenciadas pela fusão com o Bankia que, segundo o jornal espanhol, afetou essencialmente a margem de juros e comissões do segundo trimestre de 2021.

A margem de juros ascendeu a 2.827 milhões de euros, mais 16,6% face ao período homólogo, enquanto as comissões aumentaram 29,5% para 1.640 milhões de euros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate