Economia

PJ investiga 25 grandes devedores da Caixa (que causaram prejuízo de cerca de 1,2 mil milhões)

PJ investiga 25 grandes devedores da Caixa (que causaram prejuízo de cerca de 1,2 mil milhões)
Tiago Miranda

Empresários poderão ter montado esquemas de circulação de património. Inquérito foi aberto em 2016

A Polícia Judiciária está a apurar em que circunstâncias os maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) causaram um prejuízo que ronda os 1,2 mil milhões de euros. Em causa estão, segundo o “Jornal de Notícias”, os eventuais favorecimentos na concessão de empréstimos, sem garantias válidas, e posterior dissipação de bens destinada a evitar o pagamento de dívidas. A investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público coloca como suspeitos bancários e empresários, entre eles Joe Berardo.

O inquérito foi aberto em 2016 e visava os 25 maiores devedores. Agora, a Unidade de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ - responsável pela investigação - alargou a investigação a negócios ruinosos para a CGD. O objetivo é apurar a existência de crimes.

A investigação vai analisar suspeitas de crime de burla, fraude e branqueamento de capitais imputáveis às empresas gestoras que beneficiaram dos empréstimos. Em semelhança do que aconteceu com Joe Berardo, outros suspeita-se que outros empresários podem ter montado esquemas de circulação de património para evitar penhoras de credores.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas