Exclusivo

Economia

Associação de Berardo passou marcas para nova empresa

Associação de Berardo passou marcas para nova empresa
Tiago Miranda

Reorganização de negócios levou em 2020 a Bacalhoa e outras marcas a passarem para a Statuschange, uma consultora controlada por Berardo

Associação de Berardo passou marcas para nova empresa

Micael Pereira

Grande repórter

Associação de Berardo passou marcas para nova empresa

Miguel Prado

Editor de Economia

Um dos principais ativos de José Berardo é a Bacalhoa, empresa quase centenária que se destaca na produção de vinhos e que no final de 2019 somava capitais próprios positivos de 101 milhões de euros. Mas o empresário madeirense construiu ao longo dos anos um conjunto de outros negócios e marcas, dos vinhos ao turismo, passando pela arte e lazer. E foram algumas das principais marcas de Berardo que há pouco mais de um ano o empresário decidiu mudar de poiso.

A 24 de janeiro de 2020 davam entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de uma assentada, 16 pedidos de transmissão de marca, da Associação de Coleções para a Statuschange. O advogado associado a estes processos no INPI é José Luís Arnaut, que indicou ao Expresso que foi a sua equipa, e não ele diretamente, que tratou destas transmissões de marca, a pedido da Associação de Coleções. Entre essas marcas estavam a Bacalhoa, o Museu Berardo Estremoz, o BuddhaEden e o Monte Palace Madeira.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mrpereira@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate