Economia

'Rei dos frangos' comprou dívida de Vieira após Novo Banco vender com desconto de 90%

10 maio 2021 16:44

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

tiago petinga

Luís Filipe Vieira revelou na CPI do Novo Banco que a dívida da Imosteps, que o Novo Banco vendeu em 2019 a um fundo-abutre por 10% do seu valor, acabou nas mãos de José António dos Santos, seu sócio em duas empresas imobiliárias e maior acionista individual da Benfica SAD

10 maio 2021 16:44

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O empresário José António dos Santos - conhecido como 'Rei dos Frangos' -, um dos donos da Valouro e maior acionista individual da Benfica SAD, comprou por 8 milhões de euros a dívida da Imosteps que o Novo Banco vendeu ao fundo norte-americano Davidson Kempner por cerca de 5 milhões de euros, aproximadamente 10% do valor da dívida da Imosteps. Esta empresa, que é controlada por Luís Filipe Vieira, tem ativos no Brasil, e ficou fora das reestruturações de 2015 e de 2017 feitas pelo Novo Banco.

Luís Filipe Vieira admitiu esta segunda-feira na comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Novo Banco que foi José António dos Santos quem ficou com a dívida da Imosteps e os ativos dessa empresa.

Vieira foi questionado pela deputada Mariana Mortágua sobre se conhecia o fundo Iberis Semper, que adquiriu à Davidson Kempner a dívida que este fundo comprou ao Novo Banco. "Não conheço o fundo, mas a pessoa que pôs o dinheiro conheço, conheço a pessoa", declarou Vieira. E o investidor foi José António dos Santos.

"Eu acho que ele fez um ótimo negócio", comentou Luís Filipe Vieira, notando que ao adquirir esses créditos da Imosteps José António dos Santos ficou com uma carteira de terrenos de 102 mil metros quadrados no Rio de Janeiro.

José António dos Santos, além de sócio da Valouro e maior acionista individual da Benfica SAD, é sócio de Luís Filipe Vieira e da sua filha em duas empresas imobiliárias em Portugal.

Além disso, José António dos Santos também assumiu a dívida de que Vieira era avalista numa pequena empresa de pneus da Amadora, a David Maria Vilar.