Economia

PIB da zona euro recua 1,8% e o da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre

Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt
Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt

Na comparação homóloga este é o quarto trimestre consecutivo em que os PIB dos dois blocos recuam, segundo uma estimativa do Eurostat.

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia (UE) 1,7%% no primeiro trimestre do ano, face aos primeiros três meses de 2020, segundo uma estimativa do Eurostat.

Comparado com o trimestre anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro diminuiu 0,6% e da UE 0,4%, entre janeiro e março.

Na comparação homóloga este é o quarto trimestre consecutivo em que os PIB dos dois blocos recuam, tendo, no entanto, a quebra abrandado face à registada nos últimos três meses de 2020: 4,9% e 4,6%, respetivamente.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, na comparação com o trimestre anterior, os decréscimos dos primeiros três meses do ano primeiros trimestres abrandam face às descidas no quarto trimestre de 2020 (-0,7% na zona euro e -0,5% na UE), após uma forte recuperação no terceiro trimestre de 2020 (12,5% na zona euro e 11,7% na UE) e as maiores descidas desde o início da série cronológica em 1995 no segundo trimestre de 2020 (-11,6% na zona euro e -11,2% na UE).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate