Economia

Famílias portuguesas pagam eletricidade e gás natural abaixo da média da Zona Euro

Famílias portuguesas pagam eletricidade e gás natural abaixo da média da Zona Euro
getty

Preços do segundo semestre de 2020 mantêm Portugal com preços abaixo de Espanha na eletricidade para famílias e empresas. No gás natural os clientes domésticos pagam menos que os espanhóis, mas as empresas pagam mais

Famílias portuguesas pagam eletricidade e gás natural abaixo da média da Zona Euro

Miguel Prado

Editor de Economia

Os mais recentes boletins de comparação de preços da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para a eletricidade e gás natural, com base nos dados do Eurostat, mostram que globalmente Portugal apresenta preços de energia mais baixos do que Espanha e do que a média da Zona Euro, no que respeita a eletricidade e gás natural.

No segundo semestre de 2020 as famílias portuguesas estavam a suportar em média um encargo de 22,59 cêntimos por kilowatt hora (kWh) na eletricidade, contra 25,43 cêntimos em Espanha, o que significa que as famílias espanholas suportavam uma fatura 12,6% mais alta.

Também em relação à Zona Euro Portugal compara bem nos preços da eletricidade para clientes domésticos, sendo a média da Zona Euro 6,7% superior ao preço português. Considerando a União Europeia como um todo, o preço médio é de 22,56 cêntimos por kWh, ligeiramente inferior ao português (22,59 cêntimos).

Na indústria o preço médio da eletricidade no segundo semestre era em Espanha 1,5% superior ao preço português (11,97 cêntimos por kWh). A Zona Euro tinha um preço médio 14% acima do de Portugal. E na União Europeia o preço médio estava 7,2% acima do português.

No gás natural as famílias portuguesas também suportam preços abaixo dos das famílias espanholas, mas a nossa indústria paga mais caro que a do país vizinho.

Enquanto os clientes domésticos de gás natural em Espanha pagavam no segundo semestre mais 22% que as famílias portuguesas (que tinham um preço médio de 9,14 cêntimos por kWh), sendo a média da Zona Euro também 16% superior ao preço nacional, as indústrias espanholas estão em posição mais vantajosa.

O preço médio do gás para a indústria em Espanha situa-se 4,4% abaixo do preço português, que era de 2,19 cêntimos por kWh no segundo semestre. Mas a média da Zona Euro está 7,3% acima do preço português do gás natural para clientes industriais.

Em termos de posição relativa na União Europeia, Portugal tem agora o oitavo preço mais elevado da eletricidade para consumidores domésticos e o nono mais elevado para consumidores empresariais. No gás natural Portugal ocupa as posições 10 nos preços domésticos e 16 nos preços para clientes empresariais.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate