Economia

Citigroup abre novo ramo de negócio em Portugal

Citigroup abre novo ramo de negócio em Portugal
JUSTIN LANE

Citi Commercial Bank chega a seis mercados europeus, um deles é Portugal - mas operação nacional será gerida a partir de Espanha

Citigroup abre novo ramo de negócio em Portugal

Diogo Cavaleiro

Jornalista

O grupo americano Citigroup vai alargar a oferta que tem em Portugal. Atualmente, através da insígnia Citibank, já está presente através da área de institucionais, como banca de investimento para grandes clientes. Agora, vai criar uma nova área de negócio no país, ainda que a gestão seja feita a partir de Madrid.

Em causa está a chegada do Citi Commercial Bank ao país, em que o grupo bancário pretende conquistar três tipos de clientes para os seus serviços financeiros: empresas nativas digitais ou start-ups de tecnologia que tenham ambições globais; subsidiárias portuguesas de grupos sediados na América, Ásia ou outros países europeus; e ainda empresas nacionais que já sejam internacionais, mas que queiram crescer no negócio global. Estas são áreas não cobertas pela referida outra área, a Corporate & Investment Banking.

Segundo informações prestadas pelo banco ao Expresso, Portugal não é o único país onde esta área de negócio é lançada: Espanha, Holanda, Luxemburgo, Bélgica e Itália são os restantes cinco países onde chega. Aliás, é de Espanha que haverá gestão da operação em Portugal; é na Holanda que se concentrarão as atividades nos Belenux; só Itália avançará de forma autónoma.

Estes seis países juntam-se a outros onde o Citi já dispunha desta área de negócio, como Médio Oriente, Rússia, Polónia ou Turquia. Há anos, estreou-se no Reino Unido, no ano passado para a Escandinávia. Em Portugal, o grupo aproveita a sucursal do Citibank que está já constituída para exercer estas novas atividades.

Não haverá, por isso, um investimento direto, já que o Citi - presente em Portugal desde 1985 - vai aproveitar a infraestrutura que já por cá tem, através da área que já tem. Este não será um banco de retalho normal, com balcões abertos. É um banco de investimento, com serviços de assessoria para mercados de capitais, de apoio a transações comerciais ou de banca privada, entre outros.

Atualmente, a área de banca comercial do Citi na Europa, Médio Oriente e África conta com mais de 5 mil clientes, muitos são fintechs. São 500 os profissionais que aí trabalham, sendo que, agora nestes novos seis mercados, o objetivo é ter uma nova equipa de 25 trabalhadores, que poderá crescer nos próximos anos.

(Notícia corrigida para esclarecer que área da Citi Commercial Bank na Europa, Médio Oriente e África tem 500 profissionais e não 200, como inicialmente escrito)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate