A indústria de viagens já prepara ativamente a operação do verão de 2021, com a previsão de reabertura do turismo à medida que avançam os planos de vacinação para fazer face à pandemia covid, e em julho uma nova companhia aérea prepara a estreia no aeroporto de Lisboa com voos diretos para destinos nas Caraíbas.
Trata-se da World2Fly, companhia da World2Meet (W2M) que pertence ao universo da Iberostar, com sede em Espanha e também com presença em Portugal.
A nova companhia vai lançar a 11 de julho o voo inaugural de Lisboa para Cancun, no México, a 17 de julho será a vez de Varadero, em Cuba, e a 19 de julho de Punta Cana, na República Dominicana. A operação decorre entre julho e setembro, com três voos semanais para estes três destinos.
"Mas podemos passar a ter cinco ou seis voos por semana, e de um momento para o outro podemos aparecer com outros destinos", adianta Duarte Correia, responsável em Portugal do grupo W2M.
Para servir esta operação, um Airbus 330 com 338 lugares vai ficar baseado no aeroporto de Lisboa, e no próximo ano chegará à Portela um A350 com 432 lugares "novinho em folha, vindo da fábrica", conforme frisa Duarte Correia. A companhia oferece uma frota de três aviões, contando com as operações baseadas em Madrid que têm como foco as ilhas espanholas.
"Numa primeira fase, faremos voos de Lisboa para as Caraíbas e numa segunda fase estamos a estudar outros destinos, como Cabo Verde ou Açores", avança Gabriel Subías, que lidera a Iberostar, frisando: "estamos mais dependentes da regulação sanitária que da procura, que prevemos que seja elevada".
"Nos voos baseados em Lisboa, é importante referir que toda a tripulação é portuguesa, desde o piloto, o co-piloto aos comissários de bordo. É uma equipa com muita experiência, e que veio da Iberojet", destaca o responsável em Portugal da W2M.
Operador turístico espanhol Icarion entra em Portugal em setembro
Os novos voos em Lisboa, que servem destinos nas Caraíbas, complementam-se com os da World2Fly com partida de Madrid para as ilhas espanholas, como as Canárias, com vista a construir pacotes "a preços competitivos", o que inclui "produtos exclusivos" para os clientes dos hotéis Iberostar, Riu e Catalonia, cadeias detidas pelo grupo.
"Face à situação atual, queremos apoiar o sector da distribuição e das agências de viagens dando-lhes comissões extra, se por exemplo fizerem reservas nos nossos hotéis ou para excursões de clientes nos destinos", salienta Duarte Correia.
A operação do grupo no aeroporto de Lisboa arranca com voos para Cancun, no México, destino que também já foi anunciado como sendo uma aposta forte da TAP. "É bom que haja concorrência, mas já levamos uma vantagem em relação à TAP por partilharmos o que ganhamos com as agências de viagens, embora o nosso foco seja vender pacotes, e a TAP não retribui à distribuição", considera Duarte Correia.
Em setembro, o grupo W2M também se prepara para lançar em Portugal o operador turístico espanhol Icarion, já com uma vertente diferente, de viagens desenhadas à medida, para uma série de outros destinos, e trabalhando também com companhias aéreas de bandeira.
Uma caraterística relevante do grupo é fazer as vendas de forma inteiramente digital. "Não temos papel, não há brochuras, é tudo feito na net", faz notar o responsável do grupo em Portugal. Os voos da World2Fly pretendem ser "uma nova forma de viajar para as Caraíbas e as ilhas espanholas", tendo três categorias de lugares que envolvem uma série de serviços extra, como ter transferes diretos, optar por ser o primeiro a entrar no avião ou beneficiar da entrega de bagagem diretamente no hotel.
"Esperamos que tudo se vá normalizar num futuro próximo, e que a partir de julho possamos voar com aviões cheíssimos", conclui Duarte Correia.