À comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco chegaram documentos da Comissão Europeia e da consultora Oliver Wyman, cuja tradução de inglês para português ronda os 130 mil euros. Ao "Público", o presidente da comissão de inquérito, Fernando Negrão, admitiu que é um valor "incomportável".
Os documentos enviados pela Comissão Europeia referem-se "à questão da resolução do BES" e a tradução desta informação custaria 30 mil euros. No entanto, a comissão de inquérito já pediu ao executivo comunitário o envio dos textos em português, uma vez que é uma das línguas oficiais da União Europeia.
Já a documentação enviada pela consultora representa uma despesa de 100 mil euros, revelou Fernando Negrão. Para a tradução dos documentos da Oliver Wyman era necessário, acrescentou o presidente da comissão, avançar para um concurso público para conseguir a melhor proposta. Assim, uma das opções é tratar os documentos na versão em inglês.
Em relação à agenda da comissão de inquérito, as audições dos ex-governadores do Banco de Portugal Carlos Costa e Vítor Constâncio foram adiadas. As audições estavam marcadas para esta terça-feira, mas foram remarcadas para depois do fim do estado de emergência, apesar de os dois antigos governadores terem pedido para ser ouvidos por videoconferência.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt