Café português reforça exportações em ano de pandemia
A indústria torrefatora representou em 2020 um volume de negócios anual de cerca de 800 milhões de euros, diz a associação sectorial
A indústria torrefatora representou em 2020 um volume de negócios anual de cerca de 800 milhões de euros, diz a associação sectorial
Jornalista
As exportações do sector do café aumentaram em 2020, apesar da pandemia, de 84,1 milhões de euros para 86,2 milhões, revelam dados do INE - Instituto Nacional de Estatística divulgados pela Associação Industrial e Comercial do Café – AICC, confiante no sucesso do projeto Portuguese Coffee, a Blend of stories to the world.
A nova campanha deste projeto tem como objetivo "reforçar o posicionamento do café português em mercados consolidados e investir na abordagem de novos mercados. A estratégia que vai levar o café português ao Canadá e Reino Unido, ainda este ano", precisa a AICC.
“Atendendo ao potencial de exportação, à abertura à internacionalização e à capacidade de inovação de muitas empresas da fileira do café, a AICC criou a marca Portuguese Coffee, a blend of stories® em 2017 e lançou agora uma nova campanha de internacionalização. O objetivo é promover, difundir e aumentar a notoriedade do Café Português como um café de alta qualidade, diferenciado com um conjunto de características únicas e uma cultura própria, bem como, apoiar as empresas nacionais e as suas marcas a serem reconhecidas nos diferentes mercados internacionais pelo seu notável produto e processo de torrefação", explica Cláudia Pimentel, Secretária Geral AICC.
O projeto, tendo a internacionalização como foco, tem uma componente de estudos de mercado mas também missões institucionais ao Canadá e Reino Unido, assim como uma missão inversa de compradores, por altura da realização do Lisbon Coffee Fest, o maior evento do sector no país, agendado para outubro de 2021 ou março de 2022, em função das condições de saúde pública.
Quanto à escolha dos mercados britânico e canadiano, "prende-se com o facto de já terem, com Portugal, ligações consistentes de transações e acordos comerciais e serem vistos como potenciais parceiros para alavancar as exportações do sector", explica a AICC.
Em 2020, a indústria torrefatora representou um volume de negócios anual de 800 milhões de euros que combina mercado interno e exportação. A nível nacional, o consumo caiu, devido às restrições impostas pelo combate à pandemia, numa percentagem não divulgada pela AICC. Jà as exportações subiram em valor.
Em Portugal, o café é tomado por 80% da população adulta, refere a AICC.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt