Exclusivo

Economia

Banco de Portugal vence primeiro processo sobre dívida do BES

Banco de Portugal vence primeiro processo sobre dívida do BES
joão carlos santos

Tribunal dá razão ao supervisor na passagem de dívida sénior do Novo Banco para o BES ‘mau’ em 2015. É a primeira decisão sobre uma operação contestada por muitos investidores

Banco de Portugal vence primeiro processo sobre dívida do BES

Isabel Vicente

Jornalista

O Banco de Portugal teve mais uma vitória judicial sobre a herança deixada pelo BES. O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto deu-lhe razão no âmbito de uma ação interposta por um investidor particular do Norte que pedia a nulidade ou a anulação da deliberação do Conselho de Administração do Banco de Portugal (BdP) que retransmitiu cerca de €2 mil milhões de obrigações sénior do Novo Banco para o BES ‘mau’ a 29 de dezembro de 2015. A passagem desta dívida, considerada de menor risco, serviu para reequilibrar o balanço do Novo Banco numa altura em que não era possível injetar novo capital. No BES ‘mau’, a possibilidade de recuperação é muito inferior. A sentença, à qual o Expresso teve acesso, tem uma semana e surge mais de cinco anos após a retransmissão destes títulos e da entrada da ação deste investidor no tribunal. E é passível de recurso.

Esta operação foi contestada desde o início por um vasto número de investidores, do qual fazem parte fundos e grandes investidores, como Pimco ou Blackrock, que acusam o BdP de “ter violado frontalmente disposições legais e princípios jurídicos fundamentais do Direito Português e da União Europeia”, considerando que a medida foi “discriminatória e arbitrária”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IVicente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate