O Governo prevê um investimento anual de mais de 300 milhões de euros até 2050 para melhorar o conforto térmico das casas dos portugueses e aponta 2030 como a meta para ter até 69% dos edifícios renovados. Ao "Jornal de Negócios", João Galamba, secretário de Estado da Energia, adiantou que, para melhorar a eficiência energética dos edifícios - residenciais, não residenciais, públicos e privados -, serão aplicados fundos europeus e disponibilizadas linhas bancárias de financiamento.
"Estamos a falar de vários milhares de milhões de euros durante a década de 20-30 que se esperam em investimento". Seguindo a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios, o objetivo é "renovar edifícios em todo o país até 2050".
Sobre os apoios, João Galamba referiu que "não faz qualquer sentido que a única fonte de financiamento sejam os fundos europeus". Por isso, acrescentou, "têm de ser mobilizadas linhas de financiamento e haver uma articulação forte entre o Banco de Fomento e a banca de retalho".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt