Bitcoin ganha cada vez mais adeptos em Portugal
Moeda digital atingiu máximo alcançado há três anos. A bitcoin “parece ter chamado a atenção dos investidores a nível internacional e Portugal não é exceção”, explica a corretora XTB
Moeda digital atingiu máximo alcançado há três anos. A bitcoin “parece ter chamado a atenção dos investidores a nível internacional e Portugal não é exceção”, explica a corretora XTB
A moeda digital mais popular do mundo atingiu valores históricos e está agora a conquistar os portugueses. Uma bitcoin vale atualmente mais de 21 mil euros e, segundo avançou ao "Jornal de Notícias" a corretora XTB, os últimos meses "têm vindo a favorecer os criptoativos e, em especial, a bitcoin, que parece ter chamado a atenção dos investidores a nível internacional e Portugal não é exceção". Em 12 meses, a moeda virtual valorizou mais de 200%.
Apesar de Portugal apresentar "níveis de procura modestos", quando comparado com outros países, a XTB reconhece que nos últimos meses se registou "um crescimento significativo da procura e das transações de criptoativos". "Começamos a assistir a investimentos por parte das empresas neste sector, em território nacional", acrescentou a corretora.
"Ao nível da procura em geral, temos assistido a um aumento dos investidores de retalho a optar pelo mercado de criptoativos em vez dos mercados tradicionais, mas também das grandes instituições como a PayPal, que começam a dar os primeiros passos neste sector", explica Henrique Tomé, analista da XTB. São, aliás, as movimentações das grandes instituições que motivam e transmitem "sinais de segurança".
A aplicação Revolut é uma das soluções para negociar as moedas digitais, já que é possível comprar e vender bitcoins através da aplicação. Nas últimas quatro semanas, avançou um dos porta-voz da Revolut, o valor transacionado pelos utilizadores quadruplicou, "ultrapassando os 5,8 milhões de euros".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt