Economia

Brisa lança nova rede de carregamentos elétricos com investimento de 10 milhões de euros

Brisa lança nova rede de carregamentos elétricos com investimento de 10 milhões de euros
Tiago Miranda

Concessionária das autoestradas juntou-se à BP, Cepsa, EDP, Galp , Ionity e Repsol para aumentar a rede de carregamentos elétricos.

A Brisa vai investir 10 milhões de euros, em parceria com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol, para aumentar a rede de carregamentos elétricos para 42 áreas de serviço e 82 carregadores, anunciou a empresa.

Em comunicado, a concessionária de autoestradas informou que lançou "o Via Verde Eletric, a maior rede privada de pontos de carregamentos elétricos rápidos e ultrarrápidos das autoestradas portuguesas", que "resulta de uma parceira da Brisa com a BP, Cepsa, EDP Comercial, Galp Electric, Ionity e Repsol, e representa um investimento global na ordem dos 10 milhões de euros".

De acordo com o diretor do Projeto de Carregadores Elétricos da Brisa, Diogo Torcato, que falava durante a apresentação do projeto, a empresa vai investir "10 milhões de euros numa rede de 40 áreas de serviços e de 82 carregadores".

"Atualmente, 17 áreas de serviço são servidas por carregadores elétricos, duplicaremos para 40. [...] Passaremos a ter 82 carregadores, entre rápidos e ultrarrápidos, quase quadruplicando a oferta atual", acrescentou.

A rede Via Verde Eletric estará "completa durante o decorrer de 2021", referiu a concessionária das autoestradas, na mesma nota.

"Numa viagem entre o Porto e Faro, por exemplo, o Via Verde Eletric terá 12 pontos de carregamento, com 24 carregadores", destacou.

Esta rede não inclui, porém, as áreas de serviço urbanas da rede Brisa (Oeiras, na A5; Coronado-Trofa, na A3; Águas Santas, na A4), onde serão implementados outro tipo de projetos, ainda em preparação.

"Com os nossos parceiros, estamos a derrubar barreiras para o uso de veículos elétricos para as médias e longas distâncias. No próximo verão, será possível viajar num veículo elétrico com total conforto, do Minho ao Algarve, na rede Brisa", referiu, na mesma nota, o presidente executivo da Brisa, António Pires de Lima.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate