Bruxelas admite Brexit sem acordo como cenário mais provável
A presidente de Comissão Europeia já deixou o aviso aos chefes de Governo dos 27
A presidente de Comissão Europeia já deixou o aviso aos chefes de Governo dos 27
Jornalista
A presidente de Comissão Europeia deixou esta sexta-feira um alerta aos chefes de Governo dos 27, sobre o Brexit, dizendo ser cada vez mais provável um não acordo de parceria económica e política entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, noticia a Reuters.
"A probabilidade de um não acordo é mais elevada do que a de um acordo", diz uma fonte oficial da UE, citada pela Reuters, sobre a mensagem de Ursula Von der Leyen aos 27, em linha com o que o primeiro ministro britânico, Boris Johnson tinha dito um dia antes, quando admitiu uma "forte possibilidade" de não haver um acordo entre as partes, apontando para um cenário pós Brexit mais próximo do que existe entre a Austrália e a UE do que daquele que é vivido entre EUA e Canadá e a União Europeia.
O Reino Unido deixou a UE em janeiro último, passando então a vigorar medidas transitórias que caducam a 31 de dezembro, data em que abandona definitivamente do bloco europeu ao fim de 48 anos. As dias partes têm reiterado vontade de negociar um acordo comercia pós-Brexit, mas chegaram a um impasse.
Na ausência de um acordo, as relações económicas e comerciais entre o Reino Unido e UE passam a ser regidas pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e com a aplicação de taxas aduaneiras e quotas de importação, passando a haver também mais controlos alfandegários e regulatórios.
Entre os pontos de divergência estão questões como as pesca e o acesso dos pesqueiros europeus às águas britânicas, concorrência e resolução de litígios.
No entanto, na quinta-feira, a Comissão Europeia publicou planos de contingência para evitar a interrupção da circulação rodoviária, tráfego aéreo e atividades de pesca entre o Reino Unido e a UE.
.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt