Exclusivo

Economia

Exportações. Agroalimentar, vinho, metais, saúde e têxteis-lar resistem à crise

O sector do vinho recuperou no terceiro trimestre do ano e espera bater um recorde na frente externa em 2020
O sector do vinho recuperou no terceiro trimestre do ano e espera bater um recorde na frente externa em 2020
RUI DUARTE SILVA

Há sectores que no terceiro trimestre já ficaram no verde face a 2019 e manifestam um otimismo com cautelas para o final do ano

Setembro foi o terceiro melhor mês de sempre para a metalurgia portuguesa no que toca a exportações e os suinicultores registaram o terceiro melhor terceiro trimestre da história do sector e esperam fechar o ano com um recorde de vendas ao exterior. Uma ambição partilhada pelos vitivinicultores.

Sim, estamos a falar de 2020, ano em que a pandemia de covid-19 devasta a economia portuguesa e mundial, mas em que a crise não está a travar as exportações de diversos sectores nacionais. Sobretudo no terceiro trimestre, quando foram uma das alavancas da forte recuperação da economia portuguesa. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que vários sectores ficaram já acima do mesmo período de 2019 (ver gráfico). Mais: uma ronda efetuada pelo Expresso junto dos sectores que já estão no verde mostra algum otimismo para o quarto trimestre. Cauteloso, até porque os confinamentos voltaram à Europa, mas, ainda assim, há algum otimismo. Quanto a 2021, incerteza é a palavra mais ouvida.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate