Economia

Brisa perdeu quatro mil carros por dia durante os meses de verão

Brisa perdeu quatro mil carros por dia durante os meses de verão
Tiago Miranda

Concessionária responsável pela gestão de 1100 quilómetros da rede de auto-estradas nacionais registou quebra de 14% no terceiro trimestre deste ano. As maiores quebras em termos percentuais registaram-se a Sul, onde o tráfego internacional é mais intenso

Com quase um terço da rede de auto-estradas em Portugal, a concessionária Brisa perdeu cerca de quatro mil carros por dia no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. Segundo as contas da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Auto-Estradas ou Pontes com Portagens (Apcap), citadas pelo "Público", a quebra foi de 14%. A nível nacional, incluindo todas as 24 associadas da Apcap, a redução média nos meses de julho, agosto e setembro foi também de 14%.

Durante o terceiro trimestre deste ano, as maiores quebras em termos percentuais registaram-se a Sul, onde o tráfego internacional é mais intenso. Segundo a associação de concessionárias, estes dados refletem "o reduzido número de turistas em Portugal durante o verão". Na Via do Infante, por exemplo, o Tráfego Médio Diário (TMD) registou uma redução de 28% relativamente ao terceiro trimestre de 2019, o que significa que passaram, em média, menos 5355 carros este ano.

Fonte da Apcap adiantou ao "Público" que antes da pandemia o tráfego estava a crescer de forma orgânica a uma média de 4% a 5% e que, por isso, as quebras nas receitas deverão rondar os 20%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate