Exclusivo

Economia

Gonçalo Ribeiro Telles: "As cidades estão um caos"

Gonçalo Ribeiro Telles
Gonçalo Ribeiro Telles
António Pedro Ferreira

Numa entrevista concedida ao Expresso em 2005, no âmbito de uma série de reflexões sobre o tema 'Onde Falham as Cidades', o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles, lisboeta, dizia que "há um excesso das densidades construtivas. Muita construção em altura. Desequilíbrios entre determinadas áreas pobres e outras áreas mais ricas. É um Terceiro Mundo ainda incipiente, mas que vai chegar". O arquiteto dizia, então, que nas cidades até já havia qualidade de vida, "mas para uma minoria"

Gonçalo Ribeiro Telles: "As cidades estão um caos"

Vítor Andrade

Coordenador de Economia

Em resposta à pergunta se se considerava mais urbano que rural, Ribeiro telles respondia sem hesitar: "Considero-me um homem cultural. Já não temos nem o labrego dos campos, nem o sábio das cidades".

Dá muitas vezes por si a olhar para o estado em que estado em que se encontram as nossas cidades e a pensar que ainda temos muito para aprender em matéria de urbanismo?

Sim. Mas principalmente porque ainda se está a desfazer muito a cidade. Não se está a conseguir uma expansão urbana consentânea com as realidades do território, nem com a situação social e económica do País.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: VAndrade@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate