Economia

Estudo da ERSE aponta fraca literacia dos consumidores em matéria de energia

Estudo da ERSE aponta fraca literacia dos consumidores em matéria de energia
By Eve Livesey/Getty Images

Regulador inquiriu mais de 800 particulares e empresas sobre o que sabem do sector energético. Apenas um em cada quatro consumidores sabem que há simuladores que permitem comparar preços dos vários fornecedores

Estudo da ERSE aponta fraca literacia dos consumidores em matéria de energia

Miguel Prado

Editor de Economia

O primeiro estudo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre o conhecimento que os consumidores têm em matéria de energia aponta para um baixo nível de literacia, sobretudo entre as famílias, que registam uma pontuação de 42,8 numa escala de zero a 100. Entre as empresas o índice de literacia energética ficou em 49,7.

O estudo encomendado pela ERSE foi conduzido pela empresa QMetrics, que realizou 405 entrevistas a particulares e 407 a responsáveis de empresas, entre março e maio deste ano.

A análise mostra que entre os particulares há um terço que desconhece a existência de um mercado regulado e um liberalizado, enquanto 64,4% conhece a existência dos dois mercados. Entre as empresas, o conhecimento sobre os mercados regulado e liberalizado ascende a 80,5%.

Por outro lado, apenas um em cada quatro consumidores domésticos (24,4% em rigor) sabe que existem simuladores que permitem comparar os preços dos diversos comercializadores, e mesmo nas empresas o número não é muito mais elevado: só 28% dos inquiridos nas empresas disse saber existirem simuladores.

O estudo mostra, adicionalmente, que muitos consumidores, sobretudo particulares, têm ainda dificuldade em distinguir as várias empresas do grupo EDP por área de atividade, apesar de recentemente o regulador ter obrigado a EDP a mudar o nome da EDP Serviço Universal para SU Eletricidade e o da EDP Distribuição para E-Redes, precisamente para distinguir os negócios regulados dos liberalizados (EDP Comercial e EDP Produção).

"De notar que uma elevada percentagem dos consumidores particulares (57,8%) e também muito significativa dos consumidores empresariais (45,2%), não sabem que tipo de rubricas ou itens se encontram na fatura de eletricidade", pode também ler-se nas conclusões do estudo.

Por outro lado, uma percentagem elevada de consumidores diz saber ser possível produzir a sua própria eletricidade (nomeadamente no regime de autoconsumo), com números que ascendem a 89% da amostra de particulares e 91% nas empresas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

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