Economia

OE 2021: descontos nas portagens do interior valem €10 milhões

A introdução de um sistema de descontos com efeitos em 2021 para veículos ligeiros nas portagens nas ex-SCUT vai custar €10 milhões

No relatório que acompanha a proposta de OE para 2021, o Governo diz que vai aprovar em 2020, com efeitos em 2021, “um sistema de descontos nas taxas de portagens, por forma a garantir a uniformização das reduções existentes”.

As descidas mais significativas serão sentidas nos veículos ligeiros. “Esta medida dirige-se às vias ex-SCUT, situadas preferencialmente em territórios do interior, permitindo a redução dos custos de contexto e aproximando as populações”. O Governo considera que com esta medida “garante-se um sistema de portagens mais simples e com menores custos para o utilizador e que simultaneamente garanta a sustentabilidade orçamental”.

Entre as auto-estradas que poderão contar com estes descontos para veículos ligeiros estão a A22 (Via do Infante), a A23-Beira Interior, A28, A25-Beiras Litoral e Alta; A28-Norte Litoral; (Porto-Viana do Castelo), A4 (Porto-Vila Real), A24 (Viseu-Chaves), A25 (Aveiro-Viseu), A23 Beira Interior (Castelo Branco-Covilhã), e A13A13 e A13-1 – Subconcessão Pinhal Interior, entre outras.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate