"Como é que a transição digital pode ajudar a gestão das empresas"? É uma questão que o CEO da PHC, Ricardo Parreira deixou e que ocupa o pensamento de muitos gestores de PME ao mesmo tempo que lidam com o impacto da pandemia. Porque se a digitalização já era um processo essencial, a sua importância ficou ainda mais vincada com as alterações profundas e súbitas provocadas pela covid-19.
Se praticamente todos aceitam a necessidade de proceder a algum tipo de transformação tecnológica, o significado da mesma motiva diferenças de opinião que ficaram bem vincadas na apresentação da sondagem "Gestão, Inovação e Transformação Digital: Os desafios das empresas portuguesas”, que decorreu hoje no edifício do grupo Impresa. O estudo foi apresentado pelo managing diretor da GfK Metris, António Gomes, a que se seguiu um debate que contou com moderação de Ricardo Costa, diretor de informação da Impresa, e participação de André de Aragão Azevedo, secretário de Estado da Transação Digital; Daniel Traça, diretor da Nova School of Business and Economics; e, Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.
Conheça os principais tópicos de discussão:
Reconhecimento da mudança
- A esmagadora maioria dos mais de 500 gestores de PME entrevistados para o estudo assume que a transição digital está em curso
- Admitem esforços para incorporar mais tecnologia e novos processos
- Digitalização é essencial para competir num mundo em que as alternativas surgem de forma cada vez mais rápida
Mais eficácia
- Processos digitais permitem automatizar tarefas e dar mais ferramentas aos colaboradores
- Resultados operacionais melhoram como consequência da maior capacitação de todos os membros das empresas
- Aposta nas competências digitais é essencial para que a transição digital seja mais do que simplesmente utilizar mais tecnologia
Mobilidade e teletrabalho
- Pandemia mudou a forma como muita gente se relaciona com o local de trabalho e a digitalização é uma componente essencial deste processo
- Trabalho à distância é uma consequência direta desta mudança e obriga empresas a assumir mudanças de protocolos há muito estabelecidos
- É apenas uma das facetas das alterações profundas nos modelos de negócio que está a ser provocada pela pandemia e pela transição digital
Próximos dos clientes
- Consumidores estão mais informados e exigem uma rapidez nas respostas que aumentou com o confinamento
- Explosão no comércio digital exige resposta capaz por parte das empresas
- Meios de ligação entre empresa e cliente devem ser aposta forte
Mais do que tecnologia
- Participantes no debate e dados do estudo manifestam alguma resistência dos gestores a uma transição digital ainda mais substancial
- Digitalização não pode ser apenas sinónimo de mais tecnologia
- Mudar a cultura das organizações é essencial para que a transição digital das PME portuguesas seja um sucesso e lhes permita competir em pé de igualdade no mercado global.
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