É vasta a lista de empresas apontadas como "companhias militares comunistas chinesas", às quais se juntaram a 28 de agosto mais onze. Desta vez foram incluídas a China Three Gorges (CTG), detentora de 21,55% da EDP, o que a torna a maior acionista da elétrica portuguesa. E a China Communications Construction Company (CCCC), empresa que passou a deter recentemente 30% da Mota-Engil. A lista pode ser consultada no sítio do US Department of Defense (DOD).
A EDP tem nos EUA um dos seus principais mercados, e a presença é especialmente relevante para a EDP Renováveis. Questionada pelo Expresso sob o impacto desta decisão, a EDP não quis comentar.
A Mota-Engil também não quis comentar. A construtora liderada pela família Mota não tem atividade nos EUA.
O facto de as empresas estarem na lista não significa que estão impedidas de fazer negócios nos EUA, mas é um travão, já que do ponto de vista do governo norte-americano comportam risco e ficam sob especial escrutínio.
A EDP anunciou, no início de setembro, que vendeu à Connor, Clark & Lunn Infrastructure 80% de um portfólio eólico e solar localizado nos Estados Unidos, por 570 milhões de euros.
Fazem parte das sociedades listadas pelo departamento de defesa norte-americana empresas de sectores estratégicos, desde a aviação, à energia, aeroespacial, passando pelas tecnologias, navegação e à área ferroviária. Da lista anterior, de junho deste ano um dos alvo mais mediáticos foi a Huawei. A lista inclui empresas que operam direta ou indiretamente nos EUA. É feita desde 1999, mas passou a ser publicada este ano pela primeira vez.
Fazer parte da chamada "National Defense Authorization Act for Fiscal Year 1999" significa que estas empresas podem ser vedadas de vender serviços ou produtos a empresas públicas norte-americanas.
Entraram para esta lista a 28 de agosto a China Communications Construction Company (CCCC), a China Academy of Launch Vehicle Technology (CALT), a China Spacesat, a China United Network Communications Group Co Ltd, a China Electronics Corporation (CEC). E ainda a China National Chemical Engineering Group Co., Ltd. (CNCEC), a China National Chemical Corporation (ChemChina, Sinochem Group Co Ltd, a China State Construction Group Co., Ltd, a China Three Gorges Corporation Limited, a China Nuclear Engineering & Construction Corporation (CNECC).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt